O Laboratório de Inovação tecnológica em Construção Civil

Por Vitor Lopes Atualizado em 19/11/14 09:34.

Apresentação

O Laboratório de Inovação tecnológica em Construção Civil - LABITECC pretende ser um laboratório de referência na região Centro-Oeste para atuação em pesquisa e inovação tecnológica nas áreas de materiais, componentes e processos construtivos, com abrangência ao estudo de sistemas construtivos. O objetivo, portanto, é ser um centro de pesquisa e desenvolvimento na região, incrementando, com isso, pesquisas de referência mediante a interação com empresas da cadeia produtiva da construção civil. O laboratório, com efeito, pretende incorporar em suas pesquisas, e em sua atuação de modo geral, os princípios de sustentabilidade aplicada à construção civil, além dos conceitos de durabilidade e desempenho de materiais, componentes e sistemas construtivos, tendo como meta global o desenvolvimento de processos e produtos inovadores voltados à construção civil.

A infraestrutura do LABITECC compreende uma área construída de 1085 m2, distribuída em dois pavimentos, localizada na Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás. No primeiro pavimento estão alocados o Laboratório de Ensaios Mecânicos e Estruturais, o Laboratório de Química dos Materiais de Construção, o Laboratório de Durabilidade e o Laboratório de Argamassas e Revestimentos. Esses laboratórios possuem diversos equipamentos e contam com laje de reação para ensaios estruturais, prensas automatizadas, câmaras úmida e climatizadas e área de concretagem. No segundo pavimento está alocado o Laboratório de Mecânica Computacional onde são realizadas modelagens computacionais de problemas relacionados à engenharia estrutural .